ARTISTAS

urania.jpeg

Urânia Munzanzu

Cineasta, Diretora, Roteirista e Produtora executiva

É cineasta, poeta, jornalista, mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia e fundadora da FMAN. Assina a direção das obras Merê e O Primeiro Beijo. Roteirista e diretora de A Orquestra e Mulheres Negras em Rotas de Liberdade.

"Meu sonho enquanto artista negra é que o meu trabalho e a minha arte consiga impactar positivamente dentro da minha comunidade e possa estimular sonhos, provocar reflexões na sociedade, deixe um legado para a minha família e as gerações que virão."

Edvana-Carvalho.png

Edvana Carvalho

Atriz, Preparadora de elenco e Apresentadora

Edvana Carvalho, formada pela UFBA , integrou a primeira formação do Bando de Teatro Olodum, se apresentou na Alemanha e em Portugal com Teatro de improviso. Teve duas de suas peças encenadas. Símbolo do carnaval de Salvador no ano de 2002, como a Mãe África. A atriz participou, novelas e séries pela Rede Globo, além de produções cinematográficas

"Poder fazer qualquer papel sem o empecilho da cor da minha pele e ganhar o cachê gordo como uma atriz branca."

Guellwaar-Adun.png

Guellwaar Adún

Editor

Educador, poeta, compositor, tradutor, designer gráfico; atualmente, um dos editores da Editora Ogum’s.

"Ser respeitado e valorizado pelo que fazemos"

Kinda.png

Kinda Rodrigues

Produtora executiva

Kinda Rodrigues é graduada no Bacharelado Interdisciplinar em Artes com ênfase em cinema e audiovisual pela Universidade Federal da Bahia UFBA. Atua como gestora cultural, produtora audiovisual, na captação de recursos e educomunicadora. Membro da Coordenação de Curadoria Internacional MIMB. Atualmente é Coordenadora Geral na OSC UNIRAAM.

"Meu sonho é que os artistas "na marginalidade" não percam a sua coragem de questionar a tentativa de normatizar ( à margem) , a plenitude das ideias e ainda o reconhecimento e estabilidade financeira dos nossos artistas pretes. "

Lucas-Maciel.png

Lucas Maciel

Percussionista

Lucas Maciel, Percussionista, Produtor Musical, nascido no Engenho Velho da Federação, lugar onde a gente nasce com o ritmo, professor de Percussão nas melhores horas.

"Rodar com o Atabaque pelo mundo, mostrando a sua linda vibração, com um projeto lindo O COURO PELO MUNDO."

Maoma-Faria.png

Maoma Faria

Diretor de fotografia

42 anos de idade, 25 anos de audiovisual. Iniciei o flerte com o audiovisual por influência do meu pai que trabalha com cinema e minha mãe com teatro. Atualmente na indústria do audiovisual TV Globo como OP de câmera e steadicam, diretor de fotografia em projetos independentes, vídeos clipes, documentários assim como curta e longas metragens.

"Wakanda Forever."

Edkarlos-Batista.png

Edkarlos Batista

Dramuturgo, Diretor e Produtor Cultural

Professor de literatura da educação básica. Professor de teatro, ator, dramaturgo e diretor do Grupo Cultura Quilombo Andante. Foi vice presidente e representante da Câmara de Artes Cênicas do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Alagoinhas (2017-2019), produtor cultural, arte educador. Militante do Movimento Negro de Alagoinhas.

"Tornar a arte mais acessível para os meus, para os alunos de escolas públicas, de comunidades periféricas, da zona rural."

ONISAJÉ.png

Onisajé

Diretora, Dramaturga e Preparadora

Onisajé é diretora teatral graduada em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA, dramaturga, preparadora e formadora de atores, yakekerê do Ilê Axé Oyá L´adê Inan em Alagoinhas, mestra e doutoranda em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA. Dirigiu os espetáculos Exu - A Boca do Universo, Traga-me a cabeça de Lima Barreto, Pele Negra, máscaras brancas.

"Viver dignamente por meio da minha arte, falo de reconhecimento financeiro e midiático"

Tonho-Materia.png

Tonho Matéria

Cantor, Músico e Produtor

Tonho Materia é Mestre de Capoeira, Cantor, Compositor, Publicitário, Produtor e Gestor cultural. Começou sua carreira artística em 1982 cantando em Bloco afro, bloco de indio e grupos de samba junino. Como Capoerista começou a sua prática em 1975. Sendo o primeiro artista a inserir a capoeira nos shows musicais na decade de 80. Gravou 11 CDs.

"Ver empresas negras produzindo artistas negros. Produzir algo que o mundo se curve aos pés de ogum."

lazzo matumbi.jpeg

Lazzo Matumbi

Cantor e Compositor

Dono de uma voz única e de uma musicalidade potente, que vai do reggae ao jazz, passando por samba, soul e tantos outros batuques de origem africana, Lazzo Matumbi é um dos maiores expoentes da música brasileira.

"Ver minha gente Preta ocupando os espaços de poder desse país."

Regiane Rios

Regiane Rios

Fotógrafa

Formada em Comunicação Social, Regiane Rios acredita que a fotografia antes do ato de registro é, sobretudo, um caminho de retorno à sua história e ancestralidade. Através das lentes buscas contar histórias negras em outras versões. Sem sofrimento, mas com amor e valorização.

"Ter relevância para além do novembro negro e poder realizar arte sem precisar falar de dor. Nossa arte é mais que isso."

Daiane-Rosario.png

Daiane Rosário

Diretora executiva e de Produção

Daiane Rosário é idealizadora e Coord. Geral da Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba (MIMB), onde pauta a ampliação de janelas que discutam novas narrativas de raça e gênero nas produções cinematográficas. Diretora executiva e de produção no mercado cinematográfico, Rosário é graduada em Artes com ênfase em Cinema e Audiovisual na UFBA. Atuando também como arte educadora. Nas obras que participou constam programas de TV, web séries, séries, filmes e clipes.

"Minha utopia é que em futuro próximo nossas conquistas sejam regra e não um caminho tortuoso."

Marcia-Short-2.png

Márcia Short

Cantora

Com uma voz potente e versátil, dona de um timbre aveludado inconfundível, passeia divinamente por diversos estilos. Mas, foi através do Samba- reggae, com a batida dos tambores africanos que á levaram ao patamar de uma das mais belas vozes femininas da música baiana e brasileira.

"Reconhecimento e devolutiva financeira justa!"

Nina-Novaes.png

Nina Novaes

Produtora Audiovisual (Executiva, de Campo e de Impacto)

Nina Novaes, Produtora Audiovisual, fundadora da “Nina Produções Artísticas”, é produtora do Cine Arts. Colaborou na fundação da TV Kirimurê (Canal 10.2). Atualmente assina trabalhos com a Mantra Filmes, Cine Artes, Ori Imagem e Som, Salamandra Produçôes, É também umas das representantes do EPA ( Produtores Executivos Associados)

"Produzir entretenimento sem militar o tempo todo! Poder falar de amor, de profissões, de comédia, romance, ficção sem que nossos processos de dores nos atravessem o tempo todo."

Valdineia-Soriano.png

Valdineia Soriano

Atriz e Produtora

Atriz Produtora e membro do Colegiado Gestor do Bando de Teatro Olodum. Vencedora do Festival de Cinema de Brasília como melhor atriz. Integra o elenco dos longas: "Tim Maia" " Café com Canela" " Ilha" "O pai ó" entre outros. Coordenadora do Festival de Arte Negra A Cena Tá Preta.

"Trabalhos com remuneração justa."

Nitorê-Akadã.png

Nitorê Akadã

Canto-intérprete

Antonieta Ribeiro da Silva Neta, mais conhecida como Nitorê Akadã ,31 anos. Moradora do centro histórico Pelourinho. Candomblecista, Atriz, Dançarina, Cantora, Arte-educadora, Bacharel em Educação Física pela UCSAL. Comecei a trajetória artística dançarina de bloco Afro, depois me encantei pelo Teatro Negro, onde comecei a cantar.

"Ter boas condições de trabalho, não me preocupar com dinheiro pouco para realização de projeto."

Kuma-França.png

Kuma França

Escritor

Jovem trans negro, neto de Maria França, filho de Dilma França e João Lima, filho de Cajazeiras; graduando em psicologia; escritor, músico; professor de poesia e artes marciais, sou o poeta das quebradas.Sou armado, amado, odiado,inventado, reinventado e transformado pela arte de escrever. Sou Kuma França, a poesia que jamais caberá em versos.

"Poder ter espaço de reconhecimento e renda, sólidos, através da minha arte."

Tom-Pinheiro.png

Tom Pinheiro

Cineasta, Produtor Executivo e Roteirista

É CEO da Ori Imagem e Som Produções Cinematográficas, é Cineasta, Produtor Executivo e Roteirista. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), com pesquisa nas áreas de Cinema Africano, Cinema e narrativa, Atua no mercado audiovisual desde 2006 . Atualmente é Diretor de dois Longas metragens , e do seu Primeiro curta de Terror.

"Contribuir para continuidade de memória e fortalecimento do Povo negro"

fafá-27---Fafá-Araújo.png

Fafá

Fotógrafo e Editor de imagens

Trago em minhas obras, uma perspectiva política e estética, com foco na concepção de uma imagem positiva da negritude, dando destaque para seus signos e significados, tão bem presentes na estética poética-conceitual de todo legado de um povo.

"Busca por representatividade, Trabalhar com a valorização da imagem do negro."

letieres-santos-2.png

Letieres Leite

Maestro, Arranjador, Direção e Produção musical e Compositor.

Maestro, compositor e Educador Letieres Leite , Fundou a AMBAH (Academia de Música da Bahia), o Instituto Rumpilezz de educação musical, e a Orkestra Rumpilezz.
Atuou (arranajor, diretor musical) com Maria Bethânia (atualmente seu diretor musical em discos e shows) Tony Allen, Caetano Veloso, Gilberto Gil , Zenzi Makeba, Olodum, Elza Soares.

"Vê nos lugares de estudos da música (conservatórios, academias) a música Negra reconhecida e praticada em seu lugar de importância, estética, histórica, e suas metodologias."

Margarida Lopes

Margô Lopez

Atriz

Margô Lopez, integrante do Grupo Cultural Quilombo Andante, mulher preta, escreve poesias, atua como atriz e com prosas poéticas.

"Gostaria muito de trabalhar apenas com a arte."

Matilde-Charles.png

Matilde Charles

Cantora

Matilde Charles, cantora baiana, nascida no Centro Historico de Salvador. Interprete ds MPB, dando destaque para os sambas do Reconcavo Baiano. Residíu na França/Paris onde interpretou
a musica brasileira. De volta ao Brasil procura se impor na MPB interpretando classicos e canções ineditas que mexem com a emoção do publico que ela conquistou.

"Dar continuidade ao trabalho que faço com amor."

Fabricio-Mota-2.png

Fabricio Mota

Músico e Produtor musical

Natural de Salvador/BA, Fabricio Mota é educador, pesquisador e músico (baixista) desde os anos 90, experiência que, associada ao trabalho acadêmico tem potencializado o envolvimento com pesquisas sobre musicalidades, Diáspora, identidades e anti-racismo.

"Vencer a barreira do racismo que tem nos impedido de propagar nossas artes e, antes disso para a comunidade negra, mantermo-nos vivos. Sonho (por isso luto) com um mundo com oportunidades mais igualitárias."

Luciana-Souza.png

Luciana Souza

Atriz e direção teatral

Integra o elenco do espetáculo, filme e seriado “Ó Paí, Ó”, do Bando de Teatro Olodum. Prêmios de melhor atriz, Festivais de Gramado, Mix Brasil/2020 e Vale do Jaguaribe/2021, filme “Inabitável”. Integra o filme “Bacurau”. Lic. em Filosofia, Dança e mestranda em EJA. Integra a FMAN, a EnCia de Interesse Pop. e a Mostra Arte, Ed. e Cult. Negra.

"Compartilhar um espaço que reúna arte, educação, cidadania, ecologia e inclusão social."

Ziati-Franco-1.png

Ziati Franco

Produtor artístico e baixista

Ziati Franco, homem trans preto, produtor e musico, com mais de 10 anos de experiência no campo artístico musical. Já trabalhou com artistas como Preta Gil, Majur, Luedji Luna e Larissa Luz. É fundador, produtor e musico da Banda Panteras Negras - Primeira Banda instrumental Negra LGBTQI+ do mundo.

"Construir um estúdio em Salvador, que possibilite o desenvolvimento da musica de forma igualitária e acessível para todes."

Valmilton-Santos-3.png

Val Conceição

Produtor Cultural

Ativista do Movimento Negro de Feira de Santana, desde 1988, fundador de blocos afros e afoxés, atual coordenador geral da Associação Cultural Moviafro, compositor de temas de blocos afros, afoxés e escolas de samba, músico percussionista, produtor cultural, graduando em gestão pública.

"Ter meu principal projeto reconhecido em todos os ambitos."

Dayane-Sena.png

Dayane Sena

Diretora de produção e produtora executiva

Primeira coordenadora negra de programação de TV, na Bahia. Premiada 2 vezes no Festival de Gramado. No audiovisual é diretora audiovisual, de produção e produtora executiva. Nas outras linguagens é diretora de produção. Está à frente da Salamandra Produções há 14 anos, atua na área cultural há mais de 20, além de hoje, ser também, formadora.

"Fomentar sempre artistas e profissionais negres."

Lazaro-Erê-Opanijé-2.png

Lázaro Erê

Rapper

Formado em 2005 pelos irmãos Lázaro Erê e Rone Dum Dum com o DJ Chiba D, o Opanijé casa hip hop de combate com as muitas tradições afrobaianas de forma harmoniosa

"Que tenhamos dignidade para continuar exercendo nosso trabalho."

Negrizu-Santos.png

Negrizu

Performer

Artista Profissional de Dança, bailarino e professor de dança afro.

"Igualdade e respeito."

Rubian-Melo.png

Rubian Melo

Produção Executiva e Comunicação

Comunicóloga, Gestora e Ativista da Política do Afeto, atua com planejamento e gestão de campanhas e projetos de comunicação e audiovisual. Produtora com experiência em mais de 30 produções audiovisuais que foram exibidos em festivais, TV e na WEB.

"Mais oportunidades, visibilidade e respeito para os artistas que produzem e fazem parte da cultura nacional."

ismael.png

Ismael Silva

Fotógrafo

Fotógrafo, documentaristas com formação em direção de fotografia, Graduado em Ciências Sociais (UNEB), Mestrando em Antropologia ( PPGA - UFBA). Tem experiência na área de Antropologia Visual com ênfase em relações étnico-racial.

"Montar um escola popular de fotografia."